Entrevista: Blogs e Educação

Entrevista que dei para a revista Vida Universitária de agosto, publicação da PUCPR. Você pole ler na versão digitalizada do Issuu ou na transcrição logo abaixo neste post 🙂

Como usar blogs para educação?

Vida Universitária: O que deve ter um blog para ser realmente atrativo?

O blog é o tipo de site que possui atualizações com alguma frequência e foco no acesso direto ao conteúdo. Por isso, costumam mostrar do texto mais novo para o mais velho.

Para quem estiver começando um blog é fundamental não ter medo de escrever. Sugiro focar em produzir textos relevantes e sempre colocar links para boas referências, que permitam que o leitor se apro- funde no que mais lhe interessar. Um erro comum para quem inicia é querer divulgar o blog quando ele ainda mal possui conteúdo. Foque em oferecer algo para a comuni- dade, e ela retornará. Quanto ao visual e a usabilidade, sempre tenha em mente para quem você está publicando e se pergunte como a pessoa que vai acessar o seu blog irá encontrar valor naquilo que você escreve.

Vida Universitária: Qualquer um pode ter um blog?

Qualquer um que possua acesso a um computador (ou smartphone) e conexão à internet. As ferramentas para criação de blogs estão cada vez mais acessíveis, o difícil é man- ter ele atualizado e com conteúdo relevante. Para quem quiser algo rápido e começar logo, sugiro experimentar o Tumblr, ferramenta que tem crescido muito ultimamente. O chamado microblogging também é uma alternativa é o Twitter pode ser uma boa para quem tem várias ideias, rápidas e provocadoras.

Vida Universitária: Na educação, o blog realmente funciona?

É uma ótima opção, mas é preciso lembrar que as ferramentas de criação de blogs não costumam ser construídas pensando em educação. É preciso pensar menos em ferramentas de ensino e mais em ferramentas de aprendizagem. As perguntas devem ser: “Será o blog bom para aprender?”, “Como se aprende por blogs?”, “Que tipo de blog vem favorecendo qual aprendizado?”. O professor pode e deve usar ferramentas online para estender as possibilidades de aprendizagem e o blog é uma dessas maneiras de estar perto de onde os jovens querem estar.