CICITY (instalação interativa)

Na última edição da CICI – Conferência Internacional de Cidades Inovadoras o Instituto Faber-Ludens propôs para a FIEP um conceito de instalação interativa que saía do senso comum. Como criar uma experiência interativa que não desvie a atenção do foco do evento: as palestras e as pessoas?

Nossa proposta criamos uma cidade virtual inovadora que pudesse ser construída colaborativamente, refletindo o interesse das pessoas que participaram do CICI.

A instalação estava no centro do evento exibindo a animação de uma cidade virtual. Esta cidade mostrava as palestras que recebiam mais participantes: cada vez que uma pessoa passava o crachá para entrar no auditório de uma palestra, o tema daquela palestra era valorizado na animação da instalação. Por exemplo, com mais pessoas indo em discussões sobre mobilidade urbana, mais soluções de transporte apareciam na cidade. O crachá, ao ser aproximado da instalação interativa, também exibia dados do seu perfil.

Trabalhamos com interação fluida, ou seja, você não precisa interagir diretamente com a instalação para interferir nela. A interação com a cidade virtual (batizada como CICITY) acontecia automaticamente quando você interagia o próprio evento.

Afinal, você está em um evento interessante, quer fazer contatos, assistir palestras… seria bem chato perder tempo montando um perfil virtual durante o evento, não?

Quando um participante do CICI 2011 ia a uma palestra, esta informação era adicionada para seu perfil, que poderia ser consultado depois passando o crachá do evento na frente da instalação: Além de rever as palestras que participou, também permitia conhecer outros participantes com perfis similares:

Assim como a conferência, toda cidade está em constante transformação. Por isso a cidade cresceu conforme o evento se desenvolvia: se muitas pessoas assistiram palestras sobre sustentabilidade, surgiam mais bicicletas e pontos de energia eólica.

A prefeitura da CICITY ficou toda transparente, representando o interesse em assuntos sobre governança no evento. A cidade virtual era reflexo do evento que estava acontecendo. A participação do Instituto Faber-Ludens neste projeto foi toda documentada e está sendo publicada como Design Livre no projeto CICITY – Instalação interativa.