Projeto Entropia (jogos & filosofia)

Meu projeto de TCC, realizado junto com Edmarlon Semprebom, na especialização em Design de Interação do Instituto Faber-Ludens. Conceituamos 6 jogos baseados em teorias de vanguardas sobre a contemporaneidade (como o pós-modernismo, o homo ludens e a subjetividade).

Deste projeto saíram jogos como o MindGame, descrito baixo. Para conhecer todos, conheça o  hotsite especial desde projeto, com todos os jogos bem documentos, e que vale a visita ;)

Mindgame

O mindgame foi a proposta mais desenvolvida dos jogos criados durante o Projeto Entropia. Este jogo teve como base o afunilamento teórico orientado pelo ARG, mas que mesmo assim manteve uma grande quantidade de influências.

Serviram como inspiração: filosofia, Homo Ludens, Huizinga, comédias de situação, How I Met Your Mother, flerte, speed dating, jogos de flerte, blind date, Show do Milhão, Imagem & Ação, comunicação, conversa, bate-papo, Chatroulette, Histórias em Quadrinhos, humor, memes da internet (como o Mindfuck, o Tenso e os diálogos com recortes de filmes), entre outros. Todos estes temas direcionaram este projeto a aprofundar os conceitos sobre afetividade, narrativa, humor e a interação, sob o ponto de vista da comunicação pela conversa.

Explorando a questão da subjetividade e da visão das interações cotidianas como jogos, o mindgame expõe a conversa como um jogo, trazendo aspectos lúdicos que propõem a empatia entre os interagentes.

Como falar o que se quer dizer? Entendemos realmente o que o outro está dizendo? Até onde construímos a mensagem do outro? Quais as relações entre sentimentos, emoções e meios de comunicação? Como nos expressar online?  Estas são apenas algumas questões que foram levantadas neste projeto.

Para os curiosos, um dos protótipos criados para pensar a interação do mindgame: