Seção: Blog

Figure 2. The user oppression in Human-Computer Interaction Imagem meramente ilustrativa.

User oppression in human-computer interaction: a dialectical-existential perspective

Artigo publicado em 2022 na edição especial “Investigating the Dark Side of Human–Computer Interaction” do periódico Aslib Journal of Information Management (ISSN: 2050-3806). Acesso ao artigo: Acessar manuscrito aceito do artigo (Acesso Livre: Green Open Access) Acessar o artigo publicado no periódico (Acesso fechado/pago) … Continue lendo

hhci_a_1912607_f0002_oc Imagem meramente ilustrativa.

Existential time and historicity in interaction design

Artigo publicado 2021 no periódico Human-Computer Interaction. Acesso ao artigo: Acessar manuscrito aceito do artigo (Acesso Livre: Green Open Access) Acessar versão final do artigo publicado no periódico (Acesso fechado/pago) Requisitar aos autores versão final do artigo publicado no periódico (Acesso por camaradagem) PARA CITAÇÃO VAN … Continue lendo

entrevista-ufmg-educativa Imagem meramente ilustrativa.

Entrevista: Álvaro Vieira Pinto na Rádio UFMG Educativa

Entrevista para o programa Noite Ilustrada da Rádio UFMG Educativa. Falo sobre a perseguição que Vieira Pinto e o ISEB sofreram pela mídia e pela ditadura, e a importância de sua obra e de suas ideias para pensar uma filosofia brasileira. Continue lendo

Site com jogos, desafios e brincadeiras de UX e Design de Interação

Para aprender UX de forma divertida ou brincando. Jogos e brincadeiras de UX User Inyerface https://userinyerface.com/ Can’t Unseen https://cantunsee.space BAT UX: http://batux.design Color Theory https://color.method.ac/ – match colors Pixact.ly https://www.pixact.ly/ Design a bad logo contest https://howlowcanyourlogo.com/ UXcel: https://uxcel.com/ plataforma com micro-atividades para aprender UI (espécie de duolingo … Continue lendo

Links de referência para iniciar em UX e Design de Interação

Não sei nada!? Livros de introdução para iniciar na área de Design “Design Para Quem Não É Designer“, Barbara Menezes (bom p/ composição visual e design gráfico/visual) “Não Me Faça Pensar”, Steve Krug (bom para usabilidade) “Desvendando os quadrinhos“, Scott McCloud … Continue lendo

estudio-antropofagico Imagem meramente ilustrativa.

The Anthropophagic Studio: Towards a Critical Pedagogy for Interaction Design

Artigo publicado no periódico Digital Creativity em 2020. Acesso ao artigo: Acessar manuscrito (pre-print) do artigo (Acesso Livre) Link para o artigo publicado no periódico (Acesso fechado) PARA CITAÇÃO VAN AMSTEL, Frederick M.C.; GONZATTO, Rodrigo Freese. The Anthropophagic Studio: Towards … Continue lendo

Baralhos que ajudam a projetar: Method Cards e Toolkits para Design e UX

Seleção de referências de alguns kits e toolkits de decks de cartas para lembrar e negociar processos, métodos e técnicas de Design e de UX. Recomendo ver o site Deckaholic, que compila vários decks diversos para consulta. Esse levantamento contou com … Continue lendo

Projetos de Arte e Hipermídia: Experiências interativas

Projetos de Arte e Hipermídia desenvolvidos no primeiro semestre de 2019 pelos estudantes do 6º período de Design Digital da PUCPR, durante a disciplina de Hipermídia II. orientada pelo prof. Rodrigo Freese Gonzatto. Foram abordados temas de hipermídia para a … Continue lendo

BlackMirrorBandersnatch Imagem meramente ilustrativa.

Resenha crítica de Black Mirror Bandersnatch

Em qual dimensão a Literatura Multilinear é Pop? Em 2040, quando a cultura pop tiver como base a nostalgia dos anos 10 do início do século XXI, máquinas irão nos alertar para a significativa fixação daquela época em produções audiovisuais … Continue lendo

Tese de doutorado: Usuários e Produção da Existência

Dissertação defendida no mestrado do PPGTE – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba (Brasil). Orientador: Luiz Ernesto Merkle. Defesa realizada no dia 28/09/2018, 14h, na UTFPR, Curitiba (sala B-205). Apresentação … Continue lendo