Post-it Transparente

Pensando em como ampliar as possibilidades de prototipação em papel,  lembrei de como são úteis os adesivos de recados (os famosos post-its). Matutando sobre suas limitações, bolei o que seria um novo material para ajudar na Arquitetura da Informação: o post-it transparente.

Vários post-its transparentes

E para que eu vou querer um post-it transparente?

Vamos por partes…

Pequena história do Post-it

Vários tipos de post-its da 3M.

Em 1968, Spencer Silver desenvolveu um adesivo que aderia suavemente às superfícies e podia ser facilmente removido e recolocado. Anos depois, em 77, um colega surgiu a idéia de usar o adesivo como bilhete reposicionável, mas foi só em 1980 foi lançado oficialmente como produto. Segundo a própria 3M, sua invenção transformou a comunicação entre as pessoas e o comportamento das organizações. Hum…

O post-it na Arquitetura da Informação…

Os papeizinhos são usados de n maneiras, seja para compor mapas, wireframes, estruturas, ou  como recados, lembretes, anotações… um dos grandes motivo para isso é que a baixa aderência da cola dele permite um comando de “desfazer” na hora de trabalhar com papéis e outras superfícies.

Obra de pop-arte de Andy Warhol.
As cores vibrantes das obras de Warhol dizem algo sobre post-its?

… e o possível para post-it transparente na Arquitetura da Informação

O post-it (e similares) costuma ser extremamente colorido, o que nem sempre serve às ideias de quem está projetando ou arquitetando. Novos usos podem exigir um novo design, mais propício, por isso, com o post-it transparente pode-se inserir, retirar e mudar camadas de informação sobre outras… entre outros. Você tem alguma ideia?

Como criar um post-it transparente

Apenas um post-it transparente...

Fácil. Eu fiz com transparências e fita adesiva dupla-face. Ficou bom quando eles estão separados, mas bem ruim quando se tenta juntá-los (a cola da dupla face gruda com as outras transparências). Veja uma brincadeira que fiz na capa de um livro com uma, duas e três anotações.

Sequência de post-its transparentes
As imagens em splash indicam os pontos onde estão os post-its

Mas isso já existe!

Quando fui criar este texto, descobri que já existe um post-it transparente (na verdade, esse aí abaixo é translúcido).

Exemplo de uso de um post-it translúcido.

Mas continua a proposta de repensar as possibilidades da prototipação em papel continua. Por exemplo, pense na caneta marca-texto: já havia pensado em uma como esta?

Caneta marca-texto diferente

  • cecy fernandes

    Poderia, por gentileza, informar-me onde encontro a cola para post it? grata

    • Rodrigo Gonzatto

      Não sei, Cecy! Usei fita adesiva dupla face nesta brincadeira de post-it transparente.

    • Wilson Pizato

      Pode ser encontrada na Kalunga com o nome de Spray Mount da3M. a mesma dos post-it. 303 ml.